Bahia tem bons resultados do II Simpósio de Religião e Cultura

Simpósio sobre Religião e Cultura surgiu como uma proposta da comunidade da Igreja Episcopal Anglicana em Salvador, Bahia (BA). Enquanto Igreja percebeu a necessidade de dialogar com a sociedade soteropolitana sobre a relação que se estabelece entre religião e cultura em suas múltiplas vertentes. A temática abordada no primeiro Simpósio realizado em novembro de 2007 foi o “Deus que se Revela: na Beleza, na Cultura, no Prazer e na Diferença”. Para a promoção deste evento contou-se com a participação fundamental de reverendos e amigos Anglicanos, Batistas, Presbiterianos e Católicos Romano.  

Como conseqüência da ótima repercussão do simpósio, as Igrejas participantes foram convidadas a participarem efetivamente da comissão de organização do Simpósio 2008. Após muitas reflexões, o tema escolhido para 2008 foi “Cristianismo e Cultura Popular”. 
 

O Segundo Simpósio de Religião e Cultura teve como o objetivo contribuir para a promoção de um diálogo com a sociedade soteropolitana sobre Cristianismo e Cultura Popular, a fim de promover e fortalecer o respeito mútuo, valorizando as diferenças como elemento de enriquecimento da diversidade cultural. 

Entendemos que a intolerância tem chegado a uma escala macro por que atitudes intolerantes têm sido alimentadas nas micro relações familiares, nas comunidade de fé e nas escolas, entre outros espaços. Com o seu crescimento, a intolerância ganhou hegemonia ideológica em determinados grupos que ansiavam pela conquista e/ou manutenção do poder.  

Diante desta realidade, as Igrejas participantes pretendem que o simpósio contribua para a promoção e o fortalecimento de um diálogo aberto com a sociedade soteropolitana, fomentando o respeito mútuo, valorizando as diferenças como elemento de enriquecimento da diversidade cultural e promovendo uma relação onde o outro deve ser respeitado na sua diferença. Para as Igrejas, o Simpósio possui um papel profético numa sociedade tão diversa social, cultural e religiosamente. Pois, perceber o Cristo que se revela na cultura popular em suas múltiplas nuanças, é perceber a dignidade que há no outro, no seu modo de ler e ter a experiência do mundo.  

A proposta do tema “Cristianismo e Cultura Popular”  propôs uma reflexão de como os valores cristãos foram paulatinamente incorporado às práticas e representações, a partir do cotidiano de homens e mulheres nordestinos. Estes fizeram memória de sua fé em cordéis, músicas, autos, festas populares e ritos de cura entre outras manifestações, sincretizando, com outros valores culturais e outras expressões de fé. Também houve o desejo de contribuir para que o povo nordestino valorize sua cultura e reconheça nela os valores que construíram sua história. 

A organização desejou, com este segundo Simpósio sobre Religião e Cultura, continuar fomentando a via do diálogo como meio de promover e fortalecer o respeito mutuo, além de contribuir para multiplicar o número de pessoas comprometidas com a construção de um mundo sem violência.  

O evento contou com um público bem eclético variando entre as denominações protestantes, Católicos Romanos, representantes das religiões afro-ameríndias, espíritas e espiritualistas entre outros. 

Para a realização deste Simpósio contamos com o apoio da Paróquia Anglicana do Bom Pastor e da Igreja Batista de Nazareth na realização, da CESE, Coordenadoria Ecumênica de Serviço, CONIC – Ba, do CETEFEN Centro de Estudos Teológicos Feministas do Norte/Nordeste, da Igreja Presbiteriana da Aliança, além de amigos e padres Católicos Romanos. 

Aproveitamos para agradecer a todas e todos que nos ajudaram a construir esse espaço de vivências e reflexão e aos nossos parceiros e parceiras de caminhada, Reverendo Bruno Luiz Teles de Almeida, Reverendo Stephen Taylor, a Dom Sebastião Gameleira, a Profª Esp. Raimunda Oliveira, ao ProfºMs. Jorge Nery, a Profª Esp. Aletuza Leite, ao Pastor Joel Zeferino, a Profª Drª Edilece Couto, a Profª Drª Marli Wandermurem, ao Profº Dr. Ordep Serra e ao Profº Eduardo Hoornaert que nos ajudaram compartilhando conhecimento e experiências. 

De modo especial agradecemos a equipe de elaboração e coordenação deste evento Profª Msª. Bianca Daéb’s, Rebeca Seixas, Eveline Bispo, Mariana Abdon, Jilson Soares e Ana Patrícia a dedicação e empenho na realização do Segundo Simpósio de Religião e Cultura. 

Em reunião com a comissão de organização e implementação do Simpósio de Religião e cultura ao durante o evento foi sugerido que o tema para o SRC de 2009 fosse Religião e Sexualidade, que foi acolhido pela comissão e anunciado oficialmente no fim do evento pela coordenação do SRC-2008.

Deste modo, concluímos o relatório do Simpósio sobre Religião e Cultura 2008 contando com o apoio e as orações para a realização do Simpósio 2009.     
 

Fraternalmente,

Equipe do SRC-2008

p1010233.JPG . p1010220.JPG .

 p1010219.JPG . p1010073.JPG

 p1010189.JPG . p1010138.JPG 

p1010082.JPG . p1010035.JPG

p1010019.JPG . p1010015.JPG

p1010011.JPG . p1010008.JPG