CURSO DE ECUMENISMO

RELIGIÕES CONSTRUTORAS DA JUSTIÇA E DA PAZ 

As religiões são expressão dos muitos caminhos que se podem trilhar para se construir sociedades fraternas, igualitárias, tolerantes e, acima de tudo, baseadas na justiça e no direito. As religiões, na visão do CESEP, são, por essência, construtoras da paz. Mesmo com tantas religiões, vivemos numa oikoumene polarizada pelos clássicos blocos representados pelos países ricos e pelos países pobres.

Uma realidade que quotidianamente confronta a vida e a morte, ou a riqueza e a pobreza como algo normal. O mundo está organizado segundo o modelo de livre mercado onde a palavra chave é: globalização. Tudo é globalização. Sem ela não avançamos, com ela morremos. Esse princípio regulador atinge diretamente as religiões e suas propostas.Nessa realidade, as religiões tentam acompanhar, cada uma na sua proposta, a sorte dos seus seguidores. Nenhuma delas tem as respostas e as propostas que precisamos. Cada uma é parcial, ainda que sua proposta tenha pretensões globais.No encontro ecumênico e no diálogo inter-religioso, essas particularidades contribuem para uma proposta maior, universal, na busca de melhores índices de equidade, crescimento sustentável e distribuição justa dos bens de consumo e da riqueza.O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, CESEP, em parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e com o apóio do CONIC, oferece este curso de Ecumenismo, com ênfase na construção de sociedades baseadas na justiça e na paz, como marca distintiva na construção de uma nova realidade.
 

Destinatários/as

O curso destina-se a lideranças religiosas atuantes nas comunidades, nos organismos ecumênicos, estudantes de teologia, pesquisadores das religiões, professores de ensino religioso, pessoas com abertura e sensibilidade ecumênica e dispostas ao diálogo inter-religioso.O curso é um espaço de formação ecumênica, de encontro e diálogo.Oferece aportes teóricos em diálogo com experiências de vida, como insumos de sensibilização para a construção de uma cultura da paz, numa perspectiva plural e religiosa, levando em consideração principalmente o continente latino-americano.
 

Assessores/as

Frei Carlos Mesters
José Oscar Beozzo
Daniel Godoy
Wagner Sanchez
Lauri E. Wirth
Dimitrius Vahe Attarian
Iyá Sandra Epega
Sheikh Muhammad Ragip
Frei Carlos Josaphat
Cecília Franco
Benedito Prezia
Luis Carlos Ramos
Antonio Sagrado Bogaz
Monja Coen de Souza
Leonardo Boff

 

Conteúdo

Panorama histórico das religiões: Ecumenismo e Diálogo inter-religioso;
– Pluralismo religioso: Caminhos e desafios;
– Identidade ecumênica e processos de paz no Cristianismo; na tradição judaica; na tradição islâmica e nos novos movimentos religiosos;
– Propostas hermenêuticas a partir das Sagradas Escrituras judeu-cristã;
– Os processos de paz nas religiões: indígena, afro-brasileira, budista e hinduísta;
– A celebração litúrgica como espaço de diálogo ecumênico e integração inter-religiosa;
– Mística e Desafios na Construção da justiça e da paz: Uma realidade que quotidianamente confronta a vida e a morte, ou a riqueza e a pobreza como algo normal.
 

Custos e Bolsas*

Estudo U$ 275,00

Hospedagem e alimentação U$ 275,00

Total U$ 550,00*

O CESEP dispõe de um número limitado de bolsas para hospedagem e alimentação destinadas a apoiar a participação de pessoas com dificuldades financeiras. Se você se candidatar a uma destas bolsas, especifique, por favor, em carta separada, os motivos do seu pedido e o valor com que pode contribuir.
 

Data

29 de junho a 25 de julho de 2009

Mais informações na página do CESEP

http://www.cesep.org.br/