Agenda

maio 2010
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

UMEAB: Mulheres na Bíblia – Ecologia e Vida

Encontro da UMEAB

Encontro da UMEAB

Texto: Madalena Soares

No sábado, dia 15 de maio, tivemos o Encontro Diocesano da UMEAB (União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil). Chegaram a nossa Catedral da Santíssima Trindade, no Recife, trinta e seis mulheres de várias congregações da Diocese. Lamentamos muito a ausência de representação de algumas comunidades, justificada por motivo de distância e custos de viagem. Quem sabe, se planejando com antecedência e pedindo a colaboração de todos, não conseguimos reunir os recursos necessários?

A Catedral nos acolheu com gostoso e farto café da manhã, preparado com muito carinho pela UMEAB local. Em seguida, após o momento devocional matutino, o Deão Revdo. Sérgio Andrade nos deu as boas vindas, enfatizando que estávamos na “Casa da Diocese”, por isso casa de todas e todos nós.

Em seguida, tivemos a dinâmica de apresentação dirigida pela irmã Maria José, do Ponto Missionário da Graça Divina, em João Pessoa. Enfocando o tema do encontro, as irmãs da Paróquia Boas Novas de Caaporã-PB, dramatizaram as figuras de grandes mulheres da Bíblia, modelos para nós hoje. Para concluir, as Ministras Pastorais Ilma Rios e Rose Cunha deram testemunho de sua vocação para servir o Senhor. Esses testemunhos de mulheres de ontem e de hoje foram muito significativos, uma vez que este ano estamos a celebrar 25 anos de admissão de mulheres ao ministério ordenado na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

O tema central da reflexão e partilha, “Ecologia e Vida”, ainda em ligação com a Campanha da Fraternidade Ecumênica, foi desenvolvido por nosso Bispo Diocesano, Dom Sebastião Armando. Ele nos ajudou a perceber mais profundamente a responsabilidade ética que temos na relação com tudo o que consumimos, sobretudo quando estamos sabendo que nosso planeta está em perigo. Fechando o tema, Ângela e Vivi, lideraram as oficinas sobre “Água e Lixo”, que trouxeram na prática como devemos agir com responsabilidade no cotidiano.

A coordenadora da UMEAB diocesana, Madalena Soares, comunicou a arrecadação das caixinhas azuis da Oferta Unida de Gratidão, no ano de 2009, e o depósito feito na conta da Oferta Unida de Gratidão nacional, lembrando ainda que os núcleos locais da UMEAB podem enviar projetos financeiros, solicitando ajuda para trabalhos desenvolvidos com mulheres nas congregações.

Concluindo o encontro foi eleita uma nova equipe para a coordenação diocesana: Madalena, Mercês, Neurinete, Eliane e Rosanne, membros da Catedral; Viviane e Ângela, do Ponto Missionário Jesus de Nazaré, na Capela do Seminário Anglicano; e a Capelã Eliane Cardoso, da Paróquia Boas Novas, de Caaporã,

Terminamos o dia participando da solene celebração de ordenação diaconal de duas mulheres, Ilma e Rose, momento especial de louvor a Deus, de comunhão com irmãs e irmãos da Igreja e pessoas convidadas, e de experiência viva da importância e do papel da mulher em nossa Igreja.

Madalena Soares

Pela equipe diocesana

As fotos do encontro podem ser vistas nos álbuns de fotos a seguir: álbum 1, álbum 2 e álbum 3.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>