Ordenação Diaconal de Eliane Cardoso em Caaporã, Paraíba

Ordenação de Eliane em Caaporã
Ordenação de Eliane em Caaporã

Texto: Revdo. Félix Batista Filho

O bispo da Diocese Anglicana do Recife, Dom Sebastião Armando Gameleira, presidiu no sábado, 02 de outubro, na Paróquia Boas Novas, em Caaporã, na Paraíba, a ordenação diaconal da ministra pastoral Eliane Vieira Cardoso. A Celebração Eucarística, que contou com a presença de paroquianos, familiares e amigos, foi marcada pela alegria e emoção da comunidade que calorosamente acolheu a mais nova diácona da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB.

Além da Paróquia Boas Novas em Caaporã, Eliane Vieira atua também, junto com o seu esposo, o Reverendo Israel Pereira Cardoso, na Comunidade Anglicana da Graça Divina, em João Pessoa. O casal tem três filhos – Ebenézer,Gemina e Guimel. Nascida em em 1967 no município de Conceição, na Paraíba, a diácona Eliane Vieira é graduada em Licenciatura Plena em História e pós graduada em Gestão Educacional. Também estudou teologia no Instituto Teológico de Ensino Superior da Paraíba e Teologia Ministerial no Seminário Anglicano de Estudos Teológicos – SAET.

Foi seminarista na 1º Igreja Batista de Caaporã até 1998, quando ingressou na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Além da Diocese Anglicana do Recife, atuou junto com o marido, o Revdo. Israel, na Diocese Anglicana de Brasília, onde coordenou a UMEAB diocesana, de 2006 a 2007, e foi Ministra Pastoral Auxiliar nas Comunidades Anglicanas do Cristo Redentor e do Cristo Libertador em Palmas, Tocantins. Desde 2008, quando regressou para a DAR, é capelã da UMEAB e da Secretaria Diocesana de Mulheres, além de Ministra Pastoral encarregada da Paróquia Boas Novas, em Caaporã, na Paraíba.

Além do bispo Sebastião Armando, estavam presentes à cerimônia de ordenação diaconal os reverendos Israel Cardoso, que conduziu os cânticos da celebração, Ariel Montero, Adilson Ferreira, Félix Batista Filho e a diácona Ilma Rios, além do ministro pastoral José Campelo e do seminarista Anderson Soares.

A cerimônia de ordenação foi abrilhantada com a participação do grupo Ághatos, formado pelos jovens da Paróquia Anglicana Boas Novas, que apresentou uma dança litúrgica. Ao final, a diácona Eliane Vieira Cardoso recebeu expressiva homenagem das mulheres da UMEAB local e dos membros da Comunidade da Graça Divina, de João Pessoa.