Reverendo Arthur Cavalcante é o novo secretário geral da IEAB

Revdo. Arthur Cavalcante
Revdo. Arthur Cavalcante

Após um processo intenso de consultas entre bispos, Presidência da Câmara de Clérigos e Leigos e outras instâncias da liderança da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), o bispo Primaz, Dom Mauricio Andrade anunciou na última sexta-feira, 7 de janeiro, o nome do Revdo. Arthur Cavalcante, da diocese Anglicana de São Paulo, para ocupar o cargo de Secretário Geral.

A substituição do Revdo. Cônego Francisco de Assis, que foi o Secretário Geral da IEAB por quatro anos, se dá em razão de sua eleição para ser bispo coadjutor da diocese Sul Ocidental. O revdo Arthur é graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Caruaru – FOC (1997) e Bacharel em Teologia no Seminário Anglicano de Estudos Teológicos – SAET (2002). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2010). Bolsista CAPES 2008-2009. Tem experiência em odontologia, com ênfase em Clínica Geral. Foi Secretário Executivo da Diocese Anglicana do Recife (DAR) 2002-2003. Atuou como professor das disciplinas de Liturgia I e II no SAET, Recife.

Atualmente, é Reitor da Paróquia da Santíssima Trindade, Diocese Anglicana de São Paulo, desde 2005. Membro do Comitê de Acompanhamento Comunitário de São Paulo (CAC) para Busca pela Vacina contra o vírus do HIV/AIDS desde 2007. Membro da Comissão Nacional de Liturgia da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil desde 2006. Integrante do GT Religiões – HIV/AIDS do Estado de São Paulo desde 2006.

Além disso, é membro do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs de São Paulo (MOFIC) desde 2006 e membro associado do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEP) desde 2009. Também desenvolve atividades como professor do Instituto Anglicano de Estudos Teológicos (IAET) desde 2004; professor visitante do SAET/Recife (EAD) desde 2010 e contribui na assessoria do grupo Católicas Pelo Direito de Decidir (CDC/SP) desde 2009.

Estabelece nos seus trabalhos e pesquisas diálogo entre Direitos Humanos e Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião, Ecumenismo, Secularização, Modernidade, Diversidade Sexual e HIV/AIDS. LINHA DE PESQUISA: RELIGIÃO, SOCIEDADE E CULTURA.