XXIX Concílio da Diocese Anglicana do Recife

Concílio_DAR_1Por Revdo. Félix Batista Filho

Neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, aconteceu o XXIX Concílio da Diocese Anglicana do Recife, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Sebastião Armando. Tento como lema, “Seguros em Cristo. Firmes na Esperança”, o Concílio reuniu mais de trinta delegados leigos e clericais, nas dependências da Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, no Recife, contando com representação das paróquias e comunidades dos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. Marcado por intensas emoções, a Igreja do Nordeste expressou sua imensa gratidão ao bispo diocesano, Dom Sebastião, por seu trabalho, serviço e dedicação nestes anos que conduziu a DAR. Outro ponto forte foi a aclamação, por unanimidade, do Reverendo João Câncio Peixoto, como candidato ao episcopado da DAR, cuja escolha será feita no próximo Sínodo da IEAB, que será realizado em novembro próximo. Ao final, foi aprovada uma Carta Conciliar, onde renovamos “nosso compromisso de serviço, comunhão e diálogo para o bem e crescimento da Igreja em nossa região, província e Comunhão”. A carta, na íntegra, está publicada neste site da DAR.

O XXIX Concílio da DAR iniciou com a Oração Matutina, seguida da leitura da Carta Pastoral de Dom Sebastião Armando, que falou sobre sua grande emoção ao presidir o último Concílio como bispo diocesano, confessando que “já começo a sentir saudades”. A íntegra da carta também está publicada neste site. Após o intervalo, foi realizada a homologação das secretarias e comissões diocesanas, além das eleições para o Conselho Diocesano, Junta de Capelães Examinadores, Cânones e delegados ao Sínodo Provincial. Para representar a DAR no Sínodo foram escolhidos como delegados clericais os reverendos João Peixoto e Félix Batista Filho. Como delegados leigos André Frej e Izaías Torquato.

No período da tarde foi feita uma apresentação da situação financeira da DAR e relatório das diversas paróquias e comunidades, além de estudo em grupo com apresentações de propostas para melhorar nossa atuação pastoral na região Nordeste. Também houve a apresentação do candidato ao episcopado da DAR, Reverendo João Câncio Peixoto que, emocionado, acolheu a calorosa indicação de todos os presentes. Também foi realizada uma palestra sobre administração eclesiástica, proferida pelo professor e membro da Catedral da Santíssima Trindade, Epitácio Gueiros. Antes do encerramento do primeiro dia do Concílio, aconteceu uma expressiva e emocionante homenagem ao nosso bispo diocesano, com belos testemunhos do clero e laicato da DAR.

No domingo, na Catedral, solene concelebração Eucarística de encerramento, com a ordenação diaconal de Ricardo Santos, membro da Catedral e responsável pelo trabalho com jovens infratores nas dependências da Funase, onde realiza uma oficina de artes e espiritualidade, com palestras, cultos e partilha bíblica.