Sagração de Dom João Câncio Peixoto Filho

Sagração de Dom Peixoto
Sagração de Dom Peixoto

Por Reverendo Félix Batista Filho

A Catedral Anglicana da Santíssima Trindade recebeu no sábado, 14 de dezembro, a presença das várias comunidades, do clero e dos ministros pastorais da Diocese Anglicana do Recife, dos estados da região Nordeste e do Recife, para a sagração do seu novo bispo, Dom João Câncio Peixoto Filho. A cerimônia, que começou às 19 horas, foi presidida pelo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB),Província da Comunhão Anglicana, Dom Francisco de Assis, que foi o bispo sagrante. Estavam presentes também os como bispos co-sagrantes: Dom Sebastião Armando Gameleira, da Diocese Anglicana do Recife, Dom Filadelfo Oliveira Neto, do Rio de Janeiro, Dom Maurício Andrade, de Brasília e Dom Saulo Maurício Barros, da Diocese Anglicana da Amazônia.

O pregação foi feita por Dom Maurício Andrade, que recordou a missão e a tarefa principal da função episcopal, destacando um conselho ao novo bispo sagrado: “um compromisso com a verdade”. Coube ao Bispo Emérito da DAR, Dom Sebastião Armando, a entrega do báculo, símbolo da autoridade episcopal e do pastorado, em nome do povo e do clero da Diocese Anglicana do Recife. “Entregamos em tuas mãos este báculo. Que Cristo, o Bom Pastor, te sustente e fortaleça ao empunhar este báculo em Seu nome. Amém”, disse Dom Sebastião.
Dom João Peixoto recebeu, das mãos de sua esposa, Flávia Peixoto, o anel e a mitra, que são símbolos da autoridade e da chama do Espírito Santo. A investidura no novo cargo foi feita pela Primaz, após a leitura do certificado de sagração episcopal, proclamando: ” Meu irmão, foste reconhecido como bispo da Igreja e como bispo desta Diocese. Agora eu, Francisco, pela autoridade a mim conferida e com o consentimento dos que te escolheram, invisto a ti, João Cancio Peixoto filho, como bispo diocesano da Diocese Anglicana do Recife, com todos os direitos temporais e espirituais e responsabilidades que pertencem a este ofício”.

Sagração de Dom Peixoto
Sagração de Dom Peixoto

A Sagração do novo bispo da DAR contou ainda com a presença ecumênica do Vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida, que leu mensagem enviada pelo arcebispo católico romano, Dom Fernando Saburido. O mestre de cerimônia e responsável pela organização geral da sagração foi o Reverendo Arthur Cavalcante, secretário-geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Ao final, emocionado, já investido nas novas funções de bispo da Diocese Anglicana do Recife, Dom João Peixoto, agradeceu a presença e as mensagens recebidas, reafirmando sua disposição de trabalhar pela unidade da diocese e seu amor pela Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB.

O reverendo João Câncio Peixoto Filho sucedeu a Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, que esteve à frente da Diocese Anglicana do Recife (DAR) por mais de sete anos. Ele deixa o comando da diocese, que abrange os estados da Bahia até o Maranhão com sede no Recife, por atingir a idade canônica para aposentadoria. João Peixoto foi eleito bispo no XXXII Sínodo Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) que acatou, praticamente por unanimidade, a indicação da Diocese Anglicana do Recife.

Sagração de Dom Peixoto
Sagração de Dom Peixoto

Perfil: O novo bispo da Diocese Anglicana do Recife, Dom João Câncio Peixoto Filho, é pernambucano, tem 52 anos e é casado com Flávia de Vasconcelos, com dois filhos. Exerceu diversos cargos na Diocese Anglicana do Recife, onde ingressou em 1983, tendo sido reitor do Seminário desde 2007, além de Presidente do Conselho Diocesano, entre outras funções. Teve também passagens por diversas comunidades e paróquias da diocese, tanto em Pernambuco como na Paraíba. Atualmente estava na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade.