Agenda

maio 2015
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC 2015) será na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade (DAR-IEAB)

Semana de Oração pela Unidade Cristã

Semana de Oração pela Unidade Cristã

A celebração ecumênica de abertura da edição 2015 da Semana de Oração pela Unidade Cristã no Recife, organizada anualmente pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil, será na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, da Diocese Anglicana do Recife (DAR-IEAB), na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, às 19h30. O tema deste ano foi inspirado pelo Evangelho de João, “Dá-me um pouco de tua água” (Jo 4.7), que fala do encontro de Jesus com a mulher samaritana, um símbolo de amor que tem o poder de diminuir as barreiras. A Semana de Oração pela Unidade Cristã será comemorada entre 17 e 24 de maio. Confira toda a programação na Região Metropolitana do Recife:

Encontros de Oração Ecumênicos serão realizados nas seguintes Igrejas:

Dia 18: Catedral Anglicana da Santíssima Trindade (Rua Alfredo de Medeiros, 60-Espinheiro) às 19h30
Dia 20: Capela da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, às 18h.
Dia 21: Paróquia N.ª S.ª do Rosário (Bairro Novo Guararapes Jaboatão dos Guararapes) às 19h30 – (pároco: Pe. Fábio).
Dia 22: Durante o Tríduo ao Divino Espírito Santo na capela da Inocop, paróquia de São Francisco no Rio Doce (Pároco: Pe. Manoel Messias).
Dia 23: Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia (na Igreja da Santa Mãe de Deus, em Abreu e Lima) às 19h.

Leia também a carta das Igrejas membros do CONIC sobre a SOUC 2015
O amor de Deus, a paz de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!

Queridos irmãos e irmãs das comunidades cristãs no Brasil,

“Dá-me um pouco de tua água” (Jo 4.7) é o lema bíblico que o movimento ecumênico brasileiro, através do CONIC, propôs ao Conselho Mundial de Igrejas e ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos ao ser convidado a preparar o material da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2015.

O pedido por água, feito por Jesus à mulher samaritana, é também o testemunho ecumênico que oferecemos aos irmãos e irmãs das muitas Igrejas que anunciam a boa-nova de Jesus, nos mais diferentes contextos do mundo. A fé em Jesus Cristo precisa expressar-se nessa abertura para encontros e conversas. Não devemos ver no outro um inimigo ou uma ameaça, mas sim, reconhecer nele uma expressão do amor de Deus. Complementamo-nos e crescemos quando nos abrimos para estes encontros. Este é o nosso testemunho ecumênico.

Em contextos de intolerância e perseguições religiosas, colocamos diante das nossas Igrejas o desafio de fazer a experiência do diálogo. Saiamos de nossas casas e até dos nossos templos e vamos ao encontro de nossos irmãos, irmãs, vizinhos e vizinhas. Ouçamos o que eles ou elas têm a contar sobre sua fé, sua vida, suas experiências e dúvidas. Celebremos juntos esta vivência plural do único amor de Deus!

Nas bem-aventuranças deixadas a nós por Jesus Cristo em Mt 5.1-9 encontramos o convite para que atuemos em favor da paz, pois assim seremos chamados e chamadas de filhos e filhas de Deus. A construção da paz passa, necessariamente, pelo diálogo. Peregrinemos nessa direção para que o nosso testemunho público seja de unidade e de acolhida à diversidade.

Animamos cada grupo e comunidade a celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2015. Que esta Semana seja uma grande festa de Pentecostes!

Oramos por cada irmão e cada irmã das nossas comunidades e pedimos que as nossas Igrejas também orem por nós para que possamos servir com coerência e dedicação á causa da justiça e da paz, valores centrais do Evangelho.

Na unidade de Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner (Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB)
Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich (Pastor Presidente da IECLB)
Dom Francisco de Assis da Silva (Bispo Primaz da IEAB)
Presbítero Wertson Brasil (Moderador da IPU)
Dom Paulo Titus (Arcebispo da ISOA)

Comments are closed.