Agenda

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Visita Episcopal ao Maranhão

O Maranhão recebeu D. Joao Peixoto entre os dias 5 e 8 de outubro. Foram dias de alegria, de convivência, de comunhão e de semeadura. Sim, de semeadura. O canteiro estava preparado, mas precisava do agricultor lançar as sementes. Segundo as lideranças locais presença do Bispo foi uma oportunidade de apresentar a IEAB à sociedade como uma possibilidade de viver a experiência de um encontro com Cristo, de vivência da fé e de inspiração para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna – baseada no diálogo.

Foram dias intensos, muitas atividades tanto dentro da Igreja, quanto junto à sociedade. Visando sempre semear, de convidar, de motivar e de orientar.

Aconteceu o reconhecimento das Ordens do REVDO. GERALDO MAGELA, que será o Presbítero responsável pela Igreja no Maranhão. Um momento lindo, simples, acolhedor e de profunda fé.  Resultado de uma caminhada de mais de 10 anos, que resultou numa vocação madura e profundamente comprometida com a vida. celebração foi marcada pela participação da comunidade local, e também da família do Revdo, e do CONIC MA, representado pela Marta Bispo e pelo Pastor Hans, da Igreja Luterana.

Agora o Maranhão conta com uma segunda comunidade, a COMUNIDADE ANGLICANA AMOR FRATERNO, para estimular a o Amor Fraternal e a Hospitalidade, que será coordenada pelo Ministro Leigo Pastoral e Seminarista Alfredo Barbetta, instituído, na mesma cerimônia que confirmou e recebeu três novos membros, Rosângela Magela, Francisco das Chagas Vale  e Luiz Souza.

Outro momento eclesial marcante da visita foi a INAUGURAÇÃO E BENÇÃO DA CAPELA DO AMOR FRATERNO, onde acontecerão as celebrações, reuniões, retiros, cursos e seminários da IEAB – no Maranhão, servindo às Comunidades Agostinho de Cantuária que reúne 3 comunidades de locais (Bairros de Santa Clara, Mocajituba e São Bento) e a própria comunidade do Amor Fraterno (Turu, Vila Luizão e adjacências). Um detalhe, a Capela está toda mobiliada com material reciclado, e assim também serão os bancos e demais moveis. Tudo é testemunho de respeito e amor à criação e a futuro sustentável.

O ENCONTRO ENTRE DOM JOAO PEIXOTO E O ARCEBISPO METROPOLITANO DA IGREJA CATÓLICA ROMANA, Dom Belisário, que aconteceu no dia 7/10, foi um exemplo de conciliação ecumênica e de reconhecimento mútuo. A receptividade e o respeito foram a marca deste momento, legitimando a presença da IEAB.

Tivemos a oportunidade de agendar duas entrevistas, na TV Cidade e no Jornal o Imparcial. Sempre com a ideia da “visita de semeadura”. Destaque pela entrevista no Jornal o Imparcial que publicou duas matérias sobre a visita e sobre a IEAB.

Outro momento marcante foi a reunião com as lideranças da IEAB – Revdo. Geraldo Magela, com os Ministros Pastorais Alfredo Barbetta e Francisco das Chagas Vale, postulante à TSSF  – onde o Bispo pode conversar, ouvir  cada um, discutir os projetos, orientar e corrigir rotas.

Enfim, uma visita de semeadura, a colheita virá em breve através da evangelização que trará  novos membros, novas comunidades, novas confirmações e, certamente, um impacto positivo na vida das pessoas em particular,  e da sociedade ludovicense.

Comments are closed.