Agenda

maio 2017
D S T Q Q S S
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Ordem Franciscana Anglicana

Ordem Franciscana AnglicanaA Ordem Franciscana Anglicana (OFA) é uma ordem religiosa, formada por cristãos anglicanos que professam a fé católica e apostólica, conforme o documentos de Montreal e os 39 Artigos de Religião. Em reuniões, os frades e irmãs se reúnem para orar, louvar, ler e meditar as Sagradas Escrituras e os textos de espiritualidade franciscana. Como é uma ordem católica e reformada, como devocionais são permitidos os terços bizantinos, o rosário anglicano, o Livro de Oração Comum (LOC) e orações espontâneas.

São Francisco de Assis para os frades da OFA, é o modelo de seguimento de Jesus Cristo.

História

A Ordem Franciscana Anglicana (OFA) é um remanescente potiguar da antiga Ordem de São Francisco (OSF), fundada pelo Rev. Frei Severino Abel, que em 2002 era o Pároco da então Paróquia Anglicana Jesus de Nazaré (atualmente Paróquia Anglicana da Virgem Maria). Os primeiros professos dessa OSF em Natal foram o Frei Gecionny Pinto (atual pároco da Paróquia Anglicana da Virgem Maria), o Frei José Ribamar, o Frei Leonaldo e a Irmã Eliúde Silva. A OSF abrangia todo o Brasil, e existiam franciscanos em toda a Diocese Anglicana do Recife, que tinha como Guardião o Rev. Francisco Sales. Por um período a comunidade franciscana anglicana potiguar esteve ligada à TSSF (The Third Order Society of Saint Francis), sob os cuidados da Revda. Anita Catron e com o apoio do Frei James Melo e do Frei Elton, ambos da Sociedade de São Francisco (SSF).

Diocese Anglicana do Recife

Desde o dia 14/01/05, a OFA recebeu autorização de funcionamento pelo então bispo Diocesano Dom Robinson Cavalcanti, que nomeou o Frei Gecionny Pinto como seu primeiro guardião. Com a saída de Dom Robinson da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil a OFA perdeu seu caráter diocesano, assumindo uma dimensão paroquial.

A sede da Ordem Franciscana Anglicana é a Paróquia Anglicana da Virgem Maria, mas está aberta a expansão missionária por toda a Diocese e Província. A OFA atualmente é uma Ordem mista (masculina e feminina), não conventual (cada frade ou freira vive na sua própria casa), na qual os professos são chamadas de frei ou freira (irmão ou irmã) e podem usar além do Tau (símbolo franciscano tradicional), um hábito marrom no desempenho de suas funções litúrgicas e pastorais.

Estrutura:
Frei Jailson Rodrigues
Guardião

Frades:
Frei Gecionny Pinto
Frei João Paulo
Frei Gutemberg Rocha
Frei Rodrigo Anderson
Frei Glênio Silva
Irmã Aline Santos

Noviços:
Pe. Caio Cavalcanti
Erenice.

Contatos:
Revdo. Gecionny Pinto
E-mail: gecionny@yahoo.com.br